Um filme chamado 'Maringá'


O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, que foi ministro três vezes, também foi crítico de cinema. Ele escreveu sobre a sétima arte no jornal O Tempo, entre 1953 e 1955., o que voltou a fazer esporadicamente, em outros jornais, na década de 80. As suas resenhas foram reunidas em seu site. Em duas delas, em agosto e setembro de 1954, ele cita a produção de um filme chamado "Maringá", que contraria a história da música de Joubert de Carvalho. O filme, porém, nunca foi realizado. Estas são as citações:

M. B. Corelli, o fotografo norte-americano a quem devemos o primeiro filme em cores realizado no Brasil, “O destino em apuros”, que o lamentável Mario Civelli produziu, deverá iniciar dentro em breve a produção de uma nova película, “Maringá”, cujos exteriores serão filmados no Estado da Paraíba, sendo alugados os estudos e equipamentos da Multifilmes, para os interiores. (Roteiro e Notas, 12/8/54)

Anuncia a Cinematografia Cirus, nova produtora nacional, que dentro em breve iniciará a filmagem de sua primeira película, “Maringá”, cujos planos preparatórios vêm sendo realizados há vários meses. O filme deverá ser realizado em cores, sob a direção de H. B. Correl (o fotografo do nosso primeiro filme colorido, “Destino em apuros”). L. Peçanha de Figueiredo produzirá o filme e Bob Robertson será o fotógrafo. (Roteiro e Notas, 12/9/54)

Comentários